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Como fazer um estudo de caso

  
  
  

Estudos de caso são uma ótima maneira de contar ao mundo sobre as qualidades dos seus produtos e serviços. Eles podem mostrar simples testemunhos até exemplos da vida real. O importante é ressaltar como o cliente ficou satisfeito e teve suas necessidades supridas para cumprir seus objetivos. Com bons estudos de caso, você sera capaz de atrair seu cliente potencial e incentivá-lo a tornar-se um cliente também. Nesse artigo vamos dar algumas dicas de como escrever o seu estudo de caso para extrair o melhor dele para os seus negócios.


estudo de caso

Crie identidade

Eu imagino que você já conheça o seu cliente ideal, então escreva para ele. Conte histórias de quem tem o mesmo perfil para que haja uma identificação. Por exemplo, seu cliente é da área comercial, então conte o sucesso de algum vendedor. Se o seu cliente for do ramo da beleza e dos cosméticos, faça o seu estudo de caso sobre suas tendências.

O segredo é garantir que uma vez que o seu cliente potencial leu seu estudo de caso, ele viu que você está confortável em sua área de atuação, você conhece as necessidades específicas da indústria e sabe como trazer resultados.

O estudo de caso é bem focado nas necessidades de um público específico, que irá se identificar com os resultados alcançados pelo seu cliente e irá sentir que pode trabalhar com os mesmos produtos e serviços.

 

Quanto mais simples, melhor

Por mais interessante que a história seja, ninguém gosta de ler textos enormes. Pense em um bom formato que use elementos como cabeçalhos, marcadores, imagens e destaque o que for importante em negrito ou itálico.

Um formato interessante vai valorizar o seu trabalho e ajudar os leitores a identificarem as informações mais relevantes, além de acrescentar valor no SEO da sua página.

 

Números e mais números

Não dá para apresentar resultados sem falar em números, certo? Mas eles devem ser precisos, para ficar bem claro para o leitor qual o benefício atingido. Portanto, não diga que o lucro foi duplicado sem mostrar o valor real.

É interessante inserir um gráfico para ajudar o leitor a ver onde seu cliente estava e onde chegou com a sua ajuda. Lembre-se de deixar as informações bem claras, pois nem sempre a pessoa é familiarizada com o assunto.

 

Conte sua estratégia

Não vale só dizer que dobrou o tráfego de um site, é preciso contar como isso aconteceu. Seja bem detalhista: conte o período da campanha, os canais usados e toda a estratégia para atingir os resultados.

 

Toda história tem começo, meio e fim

Escreva de maneira agradável, como se tivesse mesmo contando a história do seu cliente. Um bom estudo de caso vai permitir que o leitor conheça seu cliente e saiba:

- Quem é o cliente e o que faz?

- Quais seus objetivos e suas necessidades?

- Como você satisfez essas necessidades e contribuiu para que o cliente atingisse suas metas?

Uma boa dica é atualizar o estudo de caso alguns meses depois para mostrar como seus produtos/serviços beneficiam o cliente a longo prazo. Isso mostra que seu objetivo não é apenas cuidar das necessidades imediatas, mas também para garantir resultados a longo prazo.

 

O formato pode variar

As pessoas gostam de histórias, mas seu estudo de caso não precisa ter o mesmo formato sempre. Você pode experimentar diferentes formatos, como uma entrevista, na qual seu cliente vai responder as perguntas, contando suas necessidades, objetivos e como sua empresa contribuiu.

 

Pense em outros canais

O estudo de caso geralmente é escrito, mas ele também pode vir em áudio, vídeo, em whitepaper... tudo vai depender da sua criatividade e também do que o seu cliente potencial gosta de acessar. Por isso pense em adaptar o texto para podcast, vídeo no YouTube, infográfico, etc. O bom é que esses formatos são fáceis de compartilhar, o que é um bônus para os seus negócios.

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